domingo, 1 de setembro de 2013

The circle

Quem se conhece perdido e descontente enquanto forma de ser procura pessoas leves, animadas, positivas onde possa ir buscar forca e onde possa beber algum alivio. Precisa de se rodear destas pessoas por que no fundo as inveja e admira em proporcoes dificeis de definir. Temporariamente resulta. Temporariamente encontram nestes ambientes refugio e escape de mesmos. Mas a longo prazo a alegria e descontracao passa a soar a futilidade e passa a aer pesado para quem, ainda que neste ambiente, nao consegue integrar em si estes sentimentos. Aí come a o sentimento de desadequacao: afinal nao sou assim , nao pertenco a este grupo.
A leveza que,inicialmente, se procurava torna-se o maior peso.
Depois procura-se alguem com estrutura sentimental semelhante no intuito de se voltar a identificar com alguem, de nao se sentir o unico infeliz num grupo de festeiros; no intuito de nao se sentir ainda mais perdido e sozinho, sendo a unica diferenca a companhia de pessoas que, por mais que tente, nao se enquadra.
Mas as companhias emocionalmente similares a si proprio sao conforto e desabafo perfeitos, mas usualmente, nao sao impulsionadoras de mudanca positiva. Corre-se smp o risco de aerem esses amigos confortaveis a nos levarem a mergulharmos mais fundo no nosso miseravel fundo emocional.
Onde fica o equilibrio entao?!
Eu explico-vos: o equilibrio reside nas pessoas que ja passaram por muito, que ja conheceram o fundo do poco e que, por aua propria forca e decisao, decidiram subi-lo, abandona-lo. A solicao reside em procurarmos pessoas que poderiam passar o dia a queixar-ae e vitimizar-se por toda a miseria da sua vida, mas nao o fazem. Sao essas as pessoas que sao os pilares da sociedade, mesmo que passem totalmente despercebidas. Sao essas as pessoas que conseguem estar de forma confortavel num grupo festeiro, fazendo parte da festa, sem se esquecerem que a vida nao ae rese aquilo so. Sao as pessoas que param quando veem alguem a chorar por que conhecem a sensacao de chorar sozinho. Sao as pessoas que te puvem, empatizam com a tua dor mas nao te deixam ficares vitima dela. Sao as pessoas que te abracam para depoia te darem uma palmada nas costas para que saias desse dark place e sigas a tua vida. Sao as pessoas que nao abanam a caneca durante octeu desabafo e nao te dizem smp que estas certo so por que e isso que queres ouvir. Sao as pessoas que muitas vezes as sentes como chatas por que estao smp a puxar pelo melhor que ha em ti, mesmo que isso passe por te confrontares com as dores e marcas que estao em ti desde smp e que constantemente quiseste arrumar debaixo do tapete. As xs fazem nos sentir pressionados por que temos
Medo de nao estarmos a altura de dar a volta ao que aentimos, de ultrapassarmos o nosso abismo.
Sao so medos. Sao so medos legitimos! Ultrapassaveis - a reter!
Nao se podem esquecer que sao tambem essas pessoas fantasticas que por xs precisam do anraco e danpalmada nas costas que um dia ja nos deram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Simplicidades