quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Para quem ainda não entendeu o poder do NADA...


"(...) -Há coisas que os olhos não podem completar- disse Doc


-Que tipo de coisas? Coisas como desejar que os sonhos se tornem realidade?


-Se desejas tornar os sonhos realidade, porque é que todo o teu desejo não livrou o príncipe do mau feitiço?


-Como sabes disso?


-Disse-me um passarinho. Na realidade, disse-mo um bando dos teus amigos de penas. Vieram consultar-me quando paraste de cantar as tuas canções. Os seus corações estavam tão pesados que mal os deixavam voar.


- Sim, sei o que isso é...quer dizer, a parte do coração pesado- suspirou a princesa - Se, ao menos, conseguisse descobrir uma maneira de livrar o príncipe do mau feitiço, então seria feliz e cantaria de novo com os pássaros e tudo estaria certo no mundo. Tens que me ajudar, Doc. Tentei de tudo. Nada resulta.


- É verdade, princesa. Nada resulta.


- Pensei que, certamente, saberias de algo. Algo em que eu não pensei.


- Eu realmente sei de algo. É nada.


-Nada?


- Sim, nada.


Vitória franziu a testa enquanto pensava no que Doc dissera.


- Não fazer nada?


- Sim, princesa. Nada é algo que ainda não tentaste. Deves parar de fazer tudo e começar a não fazer nada. Não faças nada e não digas nada. Não dês explicações, não te defendas, não ponhas tudo em ordem, não peças, não te desculpes, não ameaces, não te preocupes, não fiques acordada de noite a pensar e planear e a refletir. Percebes a ideia?


- Não posso simplesmente fazer nada!


- Se não fizeres nada, estarás na verdade, a fazer algo- algo que ajudará o príncipe tirando-te do seu caminho.


-Isso não é muito bonito de dizer!- respodeu a princesa, indignadamente.


- Como é que estou no caminho dele? Estou só a tentar ajudá-lo.


- Desculpa-me, princesa. Não tencionava ofender-te. Mas o príncipe está demasiado ocupado a ver o que está errado em ti para ver o que está errado nele. Se não fizeres nada, é mais provável que compreenda que ele está a fazer algo. (...)"


Marcia Grad in "A Princesa que acreditava em contos de fadas"

1 comentário:

  1. :) estou a 'devorar' este livro.. revejo-me nele, como a Princesa no seu espelho de bronze! :)
    qdo o leio sinto o msm que ela ao ler o manual 'como ser feliz para sempre' ...
    sinto como se fosse escrito para mim.. que 'ele' me encontrou no momento certo, na altura certa!
    Estou deserta por termina-lo.. e penso k nesse dia irá dar um belo post!! :)

    Bjnhos**

    ResponderEliminar

Simplicidades