sábado, 14 de fevereiro de 2009

Salvador Dali


Adoro Dali ! Surrelismo... Estacionado entre as duas Guerras Mundiais : "automatismo psíquico pelo qual se pretende exprimir, verbalmente ou por escrito, ou de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de qualquer vigilância exercida pela razão, para além de qualquer preocupação estética ou moral” (Breton, Manifestos do Surrealismo, Lisboa, Edições Salamandra, 1993).



E repito "o funcionamento real do pensamento [...] na ausência de qualquer vigilância exercida pela razão". Será? Assim será? Assim será relamente? Não sei o que passava pela cabeça de Dali (muitas vezes nem sei o que se passa na minha quanto mais...^^) mas encontro alguma razão em algumas das obras. Ou seja, encontro a minha razão nas obras dele! Assim, como aquele teste psicológico onde se observam imagens abstractas e se tenta visualisar algo, racionalizo eu os quadros de Dali. Oh Dali, meu caro amigo, peço desculpa se não os sei interpretar da melhor forma mas é a minha forma ! ! ! É o transparecer do meu "funcionamento real do pensamento" através dos teus quadros.





A quem quiser analisar cá vai... =)




Landscape with Butterflies, Salvador Dali



Para mim este é um quadro de optimismo. As borboletas, para mim significam a beleza do crescimento. Começa lagarta, feia, fechada no seu casulo, sozinha, fechada ao mundo. Cresce, desenvolve-se, rompe o casulo e, finalmente, sai linda e graciosa, inconsciente do pouco tempo de vida que lhe resta, apesar de tudo vive e é capaz de voar. O facto das borboletas estarem a voar, em posição ascendente, na luz e não na sombra, o facto de, apesar de não se ver o Sol directamente pode-se vislumbrar uns raios envergonhados que dão uma cor amarelada ao céu. A planicie extensa que se vê a mim faz-me lembrar a grandiosidade da vida.



Table, Salvador Dali


E só isto comento: como a paisagem pode ser linda, como o Sol lá fora pode brilhar e como cá dentro tudo pode ser confuso, pesado e desarrumado.

Person at the window, Salvador Dali

Amo este quadro. Foge um pouco ao estilo de Dali mas tem uma beleza suave. A luminusidade, as cores, a calma... É simplesmente maravilhoso. Adorava ter uma vista destas. Mas para mim a luminusidade deste quadro é espectacular. Quase que se sentem os raios e luz.








3 comentários:

  1. Adorei seu Blog! Adoro os quadros de Dali. E também gosto de usá-los em meus textos, como complementação de minhas idéias. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. nossa estou encantada com seus quadros ,passei a ser a sua fã , to sem palavras para o q to sentindo (uma eletrecidade positiva),te adoro

    ResponderEliminar
  3. eu também gosto muito de salvador dali, e agora na escola vamos pintar um quadro dele. um espectáculo. adoro!!!!!!

    ResponderEliminar

Simplicidades